Amastia é a ausência total da mama, sendo uma situação muito rara. Já a Amazia é a ausência do tecido mamário, porém com a presença da aréola e do mamilo. Podem ser uni ou bilaterais. O tratamento de ambas, geralmente é feito com cirurgias de simetrização e colocação de expansores e/ou implantes de silicone:
A utilização de implantes mamários, seja na forma de expansores, próteses ou próteses expansoras é uma das formas mais comuns de reconstrução de mama.
EXPANSORES MAMÁRIOS
Os Expansores são utilizados quando não há pele suficiente para acomodar diretamente uma prótese de silicone. São implantes temporários, os quais são preenchidos gradativamente com solução salina (soro fisiológico), até a obtenção do volume desejado, sendo posteriormente substituídos por próteses definitivas. As expansões pós-operatórias são geralmente realizadas a cada 2-3 semanas.
Expansor Anatômico
Expansor Redondo
Expansor com válvula remota
Expansor com válvula inclusa
Prótese definitiva
Processo de Expansão:
Existem também as Próteses Expansoras, as quais são uma combinação de prótese com expansor. Possuem um compartimento interno para injeção de soro fisiológico, sendo que dispensam a troca por prótese ao final da expansão. Salienta-se que as próteses expansoras, assim como os demais implantes, podem não ser definitivos, havendo a necessidade de troca ao longo da vida, em caso de alguma ruptura e/ou contratura capsular.
Colocação
de prótese expansora
Colocação da prótese com dois compartimentos, abaixo do músculo peitoral com válvula inserida no subcutâneo (abaixo da pele).
Expansão da prótese
com solução salina
Através da válvula remota (localizada abaixo da pele), injeta-se gradativamente solução salina para o estiramento da pele do tórax.
Volume final
atingido
Retira-se a válvula com o caninho de preenchimento através de um procedimento simples ambulatorial.
IMPLANTES DE SILICONE
As próteses de silicone definitivas são utilizadas quando há um envoltório cutâneo adequado para a acomodação das mesmas. Nas reconstruções geralmente são colocadas abaixo do músculo peitoral para uma melhor proteção da prótese e melhor resultado estético. Podem ter formato cônico, redondo ou em gota (anatômico). A prótese a ser utilizada dependerá das características da paciente, do tipo de cirurgia e do resultado esperado.
Implante Redondo
Implante Redondo
Implante cônico
Implante Cônico
Implante Anatômico (Gota)
Implante Anatômico (Gota)
Implante na frente do músculo
(Subglandular)
Implante atrás do músculo
(Submuscular)