Nódulos mamários são tumorações na glândula mamária, que podem ser císticas (conteúdo líquido) ou sólidas, palpáveis ou não. O diagnóstico do nódulo pode ser através da palpação das mamas ou através de exames de imagem, que incluem, a depender da idade, mamografia, ultrassonografia e, em alguns casos, ressonância das mamas. A ultrassonografia é o exame de escolha para diferenciar nódulos sólidos de císticos.
Nódulo sólido visto em Ultrassonografia
Uma vez diagnosticado um nódulo sólido, se o mesmo tiver características suspeitas é indicada uma biópsia. A necessidade de cirurgia deve ser determinada de acordo com o resultado da biópsia.
As pacientes abaixo dos 30 anos apresentam risco baixo para câncer de mama e, portanto, a biópsia pode ser evitada se o exame clínico e de imagem forem absolutamente sugestivos de alteração benigna. Nesses casos indica-se o acompanhamento do nódulo apenas. A indicação de cirurgia para retirada de nódulos benignos irá depender do desejo da paciente e normalmente está indicada em lesões grandes que causem deformidade.