A terapia de reposição hormonal combinada (uso de estrogênio e progesterona para tratar sintomas climatéricos) por mais de cinco anos foi associada ao aumento do risco de desenvolver câncer de mama em um grande estudo randomizado norte-americano, chamado de WHI. O risco relativo de câncer de mama em usuárias de TRH foi de 1,24, ou seja 24% superior ao de não usuárias. Em números absolutos, corresponde a um aumento de 8 casos a cada 10.000 mulheres-ano.
Nesse estudo, observou-se que a reposição hormonal somente com estrogênio em mulheres sem útero não causou elevação do risco. Ressalta-se ainda, que após 18 anos de seguimento do estudo, não foram observadas diferenças na mortalidade por câncer entre as usuárias de TRH combinada comparadas às não usuárias.
The Women’s Health Initiative Study Group. Design of the Women’s Health Initiative clinical trial and observational study. Control Clin Trials. 1998;19(1):61-109.
Manson JE, Aragaki AK, Rossouw JE et al. Menopausal Hormone Therapy and Long-term All-Cause and Cause-Specific Mortality. The Women’s Health Initiative Randomized Trials. JAMA. 2017;318(10):927-938.