Muitos nódulos mamários são causados por fibrose e/ou cistos, os quais são alterações benignas que ocorrem em muitas mulheres ao longo da vida. Essas alterações são chamadas de alterações fibrocísticas. Elas podem afetar mulheres de qualquer idade, sendo mais comuns em mulheres em idade fértil.
Na maioria das vezes, as alterações fibrocísticas são diagnosticadas com base nos sintomas, como nódulos mamários, inchaço e/ou sensibilidade mamária ou dor. Esses sintomas tendem a piorar antes do início do período menstrual.
Quando há a formação de nodulações, um ultrassom pode diferenciar se o nódulo é sólido ou se está apenas cheio de líquido (cisto simples). Se o ultrassom mostrar nódulo sólido ou se o cisto tiver componente líquido e sólido (um cisto complexo), poderá ser necessária uma biópsia.
Uma vez que o resultado da biópsia de um nódulo com características benignas for alterações fibrocísticas, não há necessidade de retirada do nódulo.
As alterações fibrocísticas não aumentam o risco de desenvolver câncer de mama posteriormente. A maioria das mulheres com alterações fibrocísticas e sem sintomas incômodos não precisa de tratamento.