Após o tratamento do câncer de mama, a paciente deve ser acompanhada pela médica Mastologista e pelo/a Oncologista. Qualquer alteração que perceba no funcionamento normal de seu organismo deve ser relatada.
Os sintomas colaterais decorrentes da quimioterapia e da radioterapia normalmente desaparecem após o término do tratamento. Pacientes em tratamento com hormonioterapia podem sofrer com seus efeitos colaterais. Muitos desses sintomas podem ser amenizados e, portanto, devem ser relatados ao médico.
A depender do tipo de tratamento, a realização de fisioterapia para membros superiores mostra-se importante nesse período. Assim como acompanhamento psicológico e participação em grupos de pacientes para dividir experiências são medidas que ajudam a manter, não só a saúde física, mas também mental.
Importante!!!
Adotar um estilo de vida saudável e priorizar a qualidade de vida já foi relacionado à diminuição das taxas de recidiva. Por isso, se você já passou pelo tratamento de câncer ou tem um amigo ou familiar que teve a doença priorize ou estimule:
- A realização de atividade física regular. O exercício físico, além de fazer bem para o seu metabolismo e para o organismo como um todo, libera endorfinas, as quais dão sensação de bem-estar e ânimo.
- A adoção de um alimentação saudável. Priorize alimentos naturais, ricos em fibras, vitaminas e proteínas e reduza a quantidade de carboidratos e de alimentos industrializados/processados. Estes alimentos liberam radicais livres nocivos ao organismo.
- A não fazer uso de álcool regularmente. Pacientes que trataram câncer podem usar bebida alcoólica, porém o seu uso rotineiro deve ser evitado, pois pode aumentar os níveis de estrogênio circulantes.
- A ficar perto das pessoas que lhe fazem bem.
- A realizar atividades de lazer, com a família e amigos.
- Conversar sobre suas aflições e angústias e dividir experiências. A vida fica mais leve se compartilhada! Tantos momentos bons quanto os difíceis.