A Mamoplastia oncológica integra técnicas de cirurgia plástica ao tratamento oncológico, com o objetivo de proporcionar um resultado cosmético satisfatório e simetria mamária (mamas parecidas). Ao mesmo tempo que se retira o tumor, realiza-se a elevação e/ou redução de ambas as mamas.
Ao se ressecar mais de 20% do volume mamário cria-se uma assimetria entre as mamas, a qual é corrigida empregando-se técnicas oncoplásticas para a ressecção do tumor e para a simetrização da mama contralateral. Dessa forma, com diferentes técnicas, pode-se realizar ressecções de neoplasias mamárias maiores obtendo um ótimo resultado estético e um tratamento personalizado. Pacientes com tumores pequenos, que estão descontentes com o formato e/ou volume de suas mamas também se beneficiam da mamoplastia oncológica.
Tumores localizados em qualquer região da mama podem ser retirados realizando-se juntamente mastopexia ou seja, levantamento das mamas (no caso de mamas ptóticas – caídas) e/ou redução do tecido mamário, em caso de mamas volumosas. Dessa forma, retira-se o tumor do lado acometido com remodelamento mamário através de técnicas oncoplásticas e, em conjunto, procede-se à simetrização contralateral no mesmo momento cirúrgico, restaurando-se o equilíbrio das mamas.
Mamoplastia Redutora – Mastopexia (Lifting mamário):
Técnicas realizadas:
A extensão das cicatrizes varia conforme as características do tumor, assim como o tamanho, a flacidez e a ptose mamária. Quanto maior a mama e mais flácida a pele, maior será a cicatriz horizontal inferior.