Mastologia Especializada

A mastectomia é a remoção cirúrgica de toda a glândula mamária. Geralmente é realizada quando uma mulher não pode ser tratada com a cirurgia conservadora da mama (setorectomia).  Antigamente sempre era realizada com a retirada concomitante da pele, da areola e do mamilo. Nos dias atuais, a mastectomia como ilustrada abaixo é restrita aos casos em que a paciente não deseja reconstrução imediata (1) ou quando o tumor está comprometendo a pele e/ou o mamilo (2).

1 – Mastectomia sem reconstrução:
2 – Mastectomia com reconstrução com expansor/prótese expansora:

Realizada quando há comprometimento de pele/mamilo. Nesses casos há a retirada do bico do seio e também de parte da pele da mama. Em grande parte dos casos, por falta de pele para fechamento, insere-se um expansor, que posteriormente será substituído por um implante definitivo.

2 – Mastectomia com reconstrução com prótese:

Mastectomia preservadora de pele – realizada quando há a necessidade de retirada da aréola e do mamilo, por comprometimento tumoral dos mesmos, porém com preservação do restante da pele. Na maior parte dos casos, pode ser colocada uma prótese definitiva (link de prótese) no mesmo ato cirúrgico, sem necessitar da inserção de expansores.