Um bom planejamento pré-operatório é de extrema importância para o sucesso do tratamento cirúrgico. Nesse momento, o paciente pode apresentar graus variados de ansiedade, por isso é muito importante tirar todas as dúvidas e incertezas antes do procedimento.
Abaixo seguem algumas orientações que ajudam a relembrar o que foi explicado em consulta:
- Fazer os exames pré-operatórios solicitados e retornar para mostrar os resultados.
- Marcar avaliação pré-operatória com anestesista, conforme combinado em consulta.
- Levar os documentos entregues em consulta ao Hospital em que será realizada a cirurgia para autorização do procedimento, em caso de Convênios. Caso o procedimento não seja realizado através do Convênio, certifique-se o hospital em que fará a cirurgia e o horário de internação.
- Realizar jejum de oito horas até a realização da cirurgia ou conforme combinado com anestesista.
- Informar ao seu médico todas as medicações de uso contínuo, inclusive homeopáticas, uso de plantas ou chás, assim como, comunicar se possuir alergia a algum medicamento.
- Levar ao hospital todas as suas medicações de uso contínuo.
- Previamente ao procedimento, fazer o uso de suas medicações de uso contínuo (ex. anti-hipertensivo) rotineiramente. Se estiver no período de jejum, tomar com um gole pequeno d´água. Caso haja alguma medicação que não deva ser usada, siga as orientações do anestesista.
- De maneira geral, o uso de aspirina – AAS, Ginko biloba ou similares devem ser evitados uma semana antes do procedimento.
- Comunicar previamente qualquer anormalidade que eventualmente ocorra quanto ao seu estado de saúde.
- Levar todos os exames de imagem da mama (ex. Mamografia, Ultrassonografia, Ressonância) e os exames pré-operatórios no dia da Internação.
- Levar para internação os documentos pessoais e em caso de convênio, a carteira do convênio.
- Levar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado no dia da internação.
- Levar um acompanhante.
- Não levar objetos de valor ao Hospital.
- Evitar uso de brincos, anéis, alianças, piercing, esmaltes coloridos nas unhas.
- Levar um sutiã cirúrgico, com abertura na frente.
Situações especiais:
- Realização de marcação do linfonodo sentinela: Marcar o procedimento de linfocintilografia de linfonodo sentinela, previamente à cirurgia, conforme solicitação entregue na consulta.
- Realização de agulhamento da lesão: Marcar o procedimento de agulhamento da lesão previamente à cirurgia, conforme solicitação entregue na consulta.