Pode ser feito por todas as mulheres, em qualquer faixa etária. Ele tem especial importância nas mulheres não abrangidas pelos programas de rastreamento, sobretudo aquelas abaixo dos 50 anos.
Deve ser feito mensalmente, nos 10 dias que se seguem à menstruação ou então, nas mulheres que não menstruam, ser estipulado um dia do mês para sua realização. Primeiramente faz-se a inspeção das mamas no espelho. Após, realiza-se a palpação da mama e da região axilar, que pode ser na frente do espelho ou no banho. O braço da mama a ser examinada deve ser colocada atrás da cabeça para melhor realização do exame. A expressão do mamilo só deve ser realizada, caso haja saída de secreção espontânea previamente.
O que se deve observar – Sinais do câncer de mama:
- Caroço/nodulação de consistência diferente do restante da mama (achado mais frequente).
- Vermelhidão.
- Ferida.
- Retração de mamilo e/ou pele.
- Edema de pele (tipo casca de laranja).
- Aumento da mama.
- Inversão mamilar.
- Secreção mamilar.
- Descamação ao redor do mamilo.
Diante de qualquer uma dessas alterações ou em caso de dúvida, consulte-se a Mastologista.
Ao conhecer o seu corpo a mulher tem a oportunidade de diante de qualquer alteração da normalidade procurar assistência adequada para esclarecer suas dúvidas, diagnosticando alguma doença ou então se tranquilizando a respeito do seu achado.
É importante salientar que o autoexame das mamas a partir dos 40 anos não substitui a mamografia anual. Ele corresponde a um método complementar ao diagnóstico.