Mastologia Especializada

A Mastectomia ou Mamoplastia Masculinizadora consiste na retirada da glândula mamária feminina com o objetivo de transformação em um tórax anatomicamente masculino. 

Para muitos homens transexuais a presença de seios é o principal vínculo com a feminilidade. Dessa forma, a mastectomia masculinizadora, juntamente com a terapia hormonal, é a solução para assumir finalmente formas mais masculinas. 

Para a realização da cirurgia, várias técnicas podem ser utilizadas, as quais vão desde procedimentos minimamente invasivos, com poucas cicatrizes, até cirurgias maiores que envolvem além da retirada da glândula, a necessidade de retirar o excesso de pele.

Abaixo estão ilustradas algumas das técnicas propostas. A escolha de determinada técnica é feita de acordo com as características anatômicas de cada paciente, que incluem tamanho, formato e flacidez das mamas assim como características do tórax. Muitas vezes, independente da técnica utilizada, lança-se mão de lipoaspiração complementar, a fim de transformar o tórax em um aspecto mais masculino possível.

Técnica com incisão periareolar:
Técnica transareolar (com redução do mamilo):
Técnica periareolar (circular concêntrica):
Técnica periareolar estendida:
Técnica com duas incisões separadas (enxerto ou retalho do complexo areolomamilar – CAM):

Para a realização da mastectomia masculinizadora, o paciente deve estar convicto da realização do procedimento e ciente dos seus riscos. Quanto maior a mama, mais incisões serão necessárias e maior o risco de complicações, como necrose do mamilo e da aréola. Caso isso ocorra, lança-se mão de procedimentos de reconstrução do CAM, que grande parte das vezes envolve a tatuagem da aréola.

Fonte Imagens: Monstrey S, Selvaggi G, Ceulemans P, Van Landuyt K, Bowman C, Blondeel P, et al. Chest-wall contouring surgery in female-to-male transsexuals: a new algorithm. Plast Reconstr Surg. 2008; 121(3):849-59.