Mastologia Especializada

A reconstrução tardia da mama é realizada em pacientes que se submeteram previamente à mastectomia, porém não reconstruíram as mamas no mesmo tempo cirúrgico. O melhor momento para realizar a reconstrução mamária depende de fatores, como tratamento prévio realizado, características tumorais e estado clínico da paciente. Qualquer reconstrução tardia não é indicada antes de seis meses do término da radioterapia. 

A reconstrução tardia pode ser realizada com o uso de Expansores/Próteses, enxerto de gordura (Lipoenxertia), retalhos miocutâneos como o do Músculo Grande Dorsal (músculo das costas) e o do TRAM (músculo reto abdominal), associadas ou não a técnicas de Mamoplastia, com o objetivo de obter a melhor simetria mamária possível. 

Pacientes que realizaram cirurgia conservadora, ou seja, não retiraram toda a mama, mas que evoluíram com prejuízo estético no pós-operatório, especialmente aquelas submetidas à radioterapia, também podem realizar procedimentos para melhorar a simetria e a forma mamária. Geralmente esses procedimentos envolvem técnicas de Lipoenxertia e de Mamoplastia, mas dependendo de cada caso, qualquer técnica cirúrgica descrita acima pode ser utilizada.