1 – Tenho uma queixa mamária:

Deve-se consultar a Mastologista sempre que apresentar:

• Nodulação, alteração da consistência mamária, inchaço, vermelhidão, alteração da cor ou textura da pele, secreção pelo mamilo, descamação, coceira na aréola/mamilo, ferida na mama, aumento do volume da axila, dor mamária persistente.

• Alteração em exames de rotina como Mamografia ou Ecografia Mamária.
  • Exames com Categoria BIRADS 3 ou acima.
  • Alterações na forma e volume mamários, como mamas assimétricas, mamas muito volumosas (gigantomastia) ou mamas pouco desenvolvidas.
  • Homens com aumento do volume mamário, com nódulos mamários ou com alterações na aréola e no mamilo também devem procurar a Mastologista.
  • Homens transexuais com desejo de masculinização do tórax.

2 – Não tenho nenhum problema mamário:

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda que a mulher faça uma consulta ao Mastologista uma vez por ano, além de realizar a mamografia também anualmente, sobretudo as mulheres a partir dos 40 anos.

Idealmente, as pacientes que não apresentam sintomas mamários devem consultar com um mastologista a partir dos 35 anos a fim de uma completa avaliação das mamas e orientações específicas.

As mulheres que apresentam alterações em exames mamários ou são de um grupo de risco para câncer de mama devem consultar com a mastologista o mais precocemente possível

O diagnóstico precoce ainda é melhor forma de aumentar as chances de cura das doenças e de realizar tratamentos menos agressivos. E a profissional mais habilitado para realizar esse diagnóstico e conduzir o tratamento adequado é a Mastologista.