Mastologia Especializada

A terapia-alvo, também chamada de terapia direcionada consiste no uso de medicamentos direcionados para bloquear o crescimento e a disseminação do tumor, interferindo na biologia das células cancerígenas. Essas drogas funcionam de maneira diferente das drogas quimioterápicas, uma vez que atacam especificamente os mecanismos de desenvolvimento das células do câncer, provocando menos danos às células normais

A terapia direcionada mais utilizada atualmente usada no tratamento do câncer de mama em estágio inicial é aquela que atinge os tumores de mama HER-2 positivos (HER-2 +).

Tumor de mama HER2-positivo

Em torno de 20% dos cânceres de mama apresentam altos níveis (superexpressão) de uma proteína na superfície das células tumorais chamada de HER-2 (ou Cerb-B2). Esta proteína é um receptor que promove o crescimento das células cancerígenas. Quando os tumores têm esse receptor superexpresso, chamamos de tumores HER2-positivos. Eles tendem a crescer e a se espalhar de forma mais agressiva. Entretanto medicamentos direcionados para atacar essa proteína, possibilitam controle da doença.

O medicamento mais utilizado para esse fim é o Trastuzumab (Herceptin®).

Trastuzumabe (Herceptin®)

O transtuzumabe pertence a um grupo de medicamentos chamados de anticorpos monoclonais. Ele se liga ao receptor HER-2, bloqueando o estímulo das células cancerígenas para crescer. 

Pode ser usado para tratar o câncer de mama em estágio inicial e tardio.

Nas pacientes com câncer de mama inicial HER-2 positivo é usado após a cirurgia para reduzir a probabilidade do tumor retornar ou de se espalhar. Também faz parte do tratamento neadjuvante (antes da cirurgia) de tumores HER-2 (+), sozinho ou em combinação com o Pertuzumabe (Perjeta®).

Na maior parte dos casos é administrado em conjunto com a quimioterapia e também pode ser realizado durante a radioterapia. A duração total do tratamento com o Transtuzumabe é de aproximadamente 1 ano (18 administrações totais – via intravenosa). Para o câncer de mama avançado, o tratamento geralmente é administrado enquanto o medicamento for útil. 

Outras terapias-alvo contra os tumores HER2 + estão listadas abaixo:

  • Pertuzumab (Perjeta®): anticorpo monoclonal administrado com trastuzumabe e quimioterapia, antes da cirurgia para tratar o câncer de mama em estágio inicial, ou para tratar o câncer de mama avançado. 
  • Ado-trastuzumab emtansine (Kadcyla®, também conhecido como TDM-1): anticorpo monoclonal ligado a um medicamento de quimioterapia. Usado para tratar o câncer de mama avançado em mulheres que já foram tratadas com trastuzumabe e quimioterapia. 
  • Lapatinib (Tykerb®): terapia alvo conhecida como um inibidor de quinase. Utilizado no câncer de mama avançado. Pode ser administrado em conjunto a certos medicamentos de quimioterapia, trastuzumabe ou medicamentos para terapia hormonal. 
  • Neratinib (Nerlynx®): outra droga conhecida como inibidor da quinase. Pode ser utilizado no tratamento do câncer de mama em estádo inicial, após o uso de Trastuzumabe, geralmente durante um ano. Também pode ser eficaz no câncer de mama avançado.
Efeitos Colaterais da Terapia-Alvo anti-HER2

Seus efeitos colaterais na maioria das vezes são leves e menos intensos do que dos medicamentos quimioterápicos convencionais. 

Essas medicações estão associadas a dano cardíaco, podendo levar ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca congestiva. Geralmente esse efeito melhora com a interrupção do tratamento. O risco é maior quando essas drogas são administradas com certos quimioterápicos como doxorrubicina e epirrubicina. Antes, durante e após o tratamento a paciente tem sua função cardíaca acompanhada com a realização de ecocardiograma. Sintomas como falta de ar, inchaço nas pernas e cansaço severo devem ser relatados ao oncologista.

Algumas dessas medicações também podem levar a diarréia, que em alguns casos pode ser grave.

Essas medicações são contraindicadas durante a gestação.

Outras Terapias-Alvo

Existem outras medicações utilizadas como terapia-alvo. Algumas delas estão listadas abaixo. 
Essas drogas geralmente são empregadas na doença avançada.

O desenvolvimento de novas drogas direcionadas a atacar os mecanismos de desenvolvimento das células do câncer, com menor potencial de danos às demais células do organismo é uma área de pesquisa em evolução do tratamento oncológico.

Terapias-Alvo direcionadas aos tumores de mama receptores hormonais positivos: 

  • Inibidores de ciclina – CDK4 / 6:  Palbociclibe (Ibrance®), Ribociclibe (Kisqali®) e Abemaciclibe (Verzenio®).
  • Inibidor da mTOR: Everolimus (Afinitor®)

Terapia-alvo para mulheres com mutações no gene BRCA:

  • Inibidores da PARP (proteínas que ajudam a reparar o DNA danificado dentro das células): Laparibe (Lynparza®) e Tazoparibe (Talzenna®).

Terapia direcionada para cânceres com mutação no gene PIK3CA:

  • Inibidor da PI3K: Alpelisib (Piqray®). Cerca de 30-40% dos cânceres de mama têm um gene PIK3CA mutante.